Estava pesquisando algumas coisas sobre o Aquecimento Global e achei uma Consultoria Ambiental(http://www.abilityambiental.com.br/site/). É bem interessante, porque a gente vê que graças a Deus existem pessoas como nós que pensam em fazer a diferença.
E é bem interessante, porque todos os serviços feitos são aprovados por todos os órgãos integrantes do SISNAMA(IBAMA,FATMA,FUNDEMA e FUNJAMA).
Depois de muito fuçar o site, achei uma página muito interessante sobre os principais gases que desenvolvem o Aquecimento Global.
Então decidi postar aqui os gases citados na página:
Soraia Abreu Pedrozo
São seis os principais gases que provocam o aquecimento global, segundo o Protocolo de Quioto, compromisso de diversos países para reduzir o efeito estufa. Dois especialistas, o consultor Carlos Delpupo, diretor da Key Associados, e o professor Marcos Buckeridge, do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, explicam quais são esses gases e as principais fontes de emissão.
1º) Dióxido de carbono (CO2) é Liberado em processos de combustão. Quando se queima gasolina ou diesel, por exemplo. Encontrado em combustíveis fósseis em geral como carvão mineral, gás natural e petróleo.
2º) Metano (CH4) - 21 vezes mais potente que o carbono é Liberado por biomassa em condição anaeróbica, sem oxigênio. Encontrado em culturas irrigadas, como o arroz, em aterros sanitários, degradação de vegetais mortos e lixo, dejetos de suínos, estação de tratamento de efluentes e criação de bois, carneiros e camelos.
3º) Óxido nitroso (N2O) é 320 vezes mais agressivo que o carbono é Liberado por matéria orgânica com alto teor de nitrogênio com excesso de oxigênio. Encontrado principalmente em fertilizantes químicos, largamente utilizados nas plantações.
4º) Perfluorcarbono (PFC) é de 100 a 500 vezes mais agressivo que o carbono - Liberado na produção de alumínio.
5º) Hidrofluorcarbono (HFCs) é de 6.500 a 8.700 vezes mais potente que o carbono. No Brasil, não existe a liberação de HCFC22, esse gás é importado. Durante sua produção, é gerado como resíduo cerca de 5% de HFC23, liberado por equipamentos de refrigeração em geral, como ar-condicionado. Muito comum na China.
6º) Hexafluoreto de enxofre (SF6) é 23.000 vezes mais agressivo que o carbono é Liberado por isolantes de transformadores de energia de transmissão. Como são seis gases com diferentes potenciais agressivos à atmosfera, instituiu-se o termo carbono equivalente, que nada mais é que uma medida comum para facilitar a comercialização dos créditos de carbono. O especialista Carlos Delpupo exemplifica: Por exemplo, se 50 mil toneladas de CO2 forem evitadas em um ano, tem-se 50 mil ton/ano. Já se houver a redução da emissão de cinco mil toneladas de SF6 em um ano, tem-se 115 mil toneladas de carbono equivalente por ano. Apesar de ser mais difícil de ser encontrado, qualquer quantidade de SF6 reduzida gera um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) enorme.
http://www.abilityambiental.com.br/site/?option=com_content&view=article&catid=2%3AMercado&id=12%3AConhe%C3%A7a+os+gases+que+provocam+o+aquecimento+global&Itemid=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário