quinta-feira, 6 de maio de 2010

Efeitos do Aquecimento Global

Já vinhemos comentado sobre o Aquecimento Global em um pequeno resumo. Agora queremos falar sobre os efeitos do mesmo. Certamente, todos nós já sabemos as causas, aqueles que influenciam, desenvolvem. Mas toda ação tem uma reação. Se agimos de uma forma, teremos uma resposta. Se maltratados o mundo, receberemos maus tratos dele mesmo. Como ? simples, pare para pensar, e olhe ao seu redor, a Terra e seus componentes naturais já estão agindo contra nós!
É, muitos ainda não percebem, porque ainda não foram atingidos diretamente, pois nesse momento quem está sofrendo são outros seres vivos, que estão sendo atigindos por nossa culpa.
Temos como exemplo os ursos polares. Eles correm o risco de extinção rápida. E isso está para acontecer por alterações climáticas, sendo assim ocorrendo a destruição de seu habitat.
Em relação ao urso, achei isso em uma das páginas da internet: ''Segundo o recém publicado relatório do Grupo Especialista em Urso Polar da União Mundial para Conservação (IUCN na sigla em inglês), as duas sub-populações de urso polar mais bem estudadas no mundo, a população do oeste da Baía de Hudson no Canadá, e a população do sul do Mar de Beaufort (EUA/Canadá), declinaram respectivamente 22% e 17% ao longo das duas últimas décadas. '' (http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2006/12/21/28538-populacao-de-ursos-polares-esta-em-declinio.html).



Com todos esses efeitos que estão sendo causados pelo Aquecimento, um deles me chamou mais atenção quando eu estava lendo um artigo em um site (http://www.watchtower.org/), foi a mudança climática. Sim, já havia citado esse efeito antes, mudança de temperatura e tal, mas algo me chamou muita atenção, com mudanças climáticas, os insetos vetores de doenças estão se propagando. Peguei um trecho da matéria: ''Alguns cientistas prevêem que o aquecimento global fará com que os insetos transmissores de doenças se propaguem em climas atualmente mais frios. Pelo visto, isso já está ocorrendo. O Dr. Paul R. Epstein, do Centro de Saúde e Meio Ambiente Global da Faculdade de Medicina de Harvard, diz: “Atualmente, há relatos da incidência de insetos e de doenças transmitidas por insetos (incluindo malária e dengue) em regiões mais elevadas da África, da Ásia e da América Latina.” Na Costa Rica, a dengue ultrapassou as barreiras montanhosas que até há pouco tempo restringiam a doença à costa do Pacífico, e agora afeta todo o país. ''

Achei interessante o texto que li, dá exemplos de insetos, e faz bem lermos, por mais que nos assuste, temos que ver logo a realidade! Então está aqui o link do texto, vale muito a pena mesmo tirar 5 minutos do seu dia pra dar uma lidinha nele :(http://www.watchtower.org/t/20030522/article_02.html)




''O aquecimento global vai provocar a extinção de um quarto de todas as espécies de plantas e animais até 2050,a menos que as emissões de gases causadores do efeito estufa sejam drasticamente reduzidas,concluiu um estudo realizado em seis regiões do planeta.
A pesquisa examinou o efeito do aquecimento global em 1.103 espécies de plantas,mamíferos,aves,répteis, anfíbios e insetos na África do Sul,Brasil,Europa, Austrália,México e Costa Rica.Embora algumas espécies talvez consigam se adaptar às mudanças do clima, os pesquisadores usaram simulações computadorizadas para determinar que muitas morreriam por causa da elevação das temperaturas.
Os gases produzidos por automóveis e fábricas podem fazer com que o planeta fique mais quente do que em qualquer momento dos últimos dez milhões de anos, quando a maioria das espécies de hoje evoluíram, afirma Chris Thomas,professor de biologia e preservação da universidade britânica de Leeds e líder do estudo.O dano pode ser comparado à desaparição dos dinossauros há 65 milhões de anos,afirmam os cientistas.
"É bem possível que grandes porções do mundo se tornem regiões desérticas, ou pelo menos que a biodiversidade dessas regiões caia dramaticamente", afirma Alison Cameron, que também assina o estudo. Os seres vivos normalmente evoluem devagar,mas a mudança climática é tão rápida que provavelmente eles não terão tempo de se adaptar,acrescenta.Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de hoje da revista Nature.[...]''
(http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/01/271891.shtml)

Vamos repensar em tudo isso... a Terra precisa da gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário